top of page

NCS - Morfologia - 2.3 - 09/11/23

  • Foto do escritor: thikow
    thikow
  • 9 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de nov. de 2023

Conteúdo Aula


VCM aumentado -> Hemácias macrocíticas

VCM diminuído -> Hemácias microcíticas

HCM baixo -> Pouca hemoglobina (hipocromia) -> Halo central da Hemácia fica mais aberto

HCM alto -> Muita hemoglobina (hipercromia)

Anisocitose -> Variação no tamanho das hemácias

Poiquilocitose -> Mudança na forma das hemácias


HB, VCM, HCM baixos é quase certeza que tem anemia ferropriva

Indicíduo com anemia falciforme -> Poiquilocitose com anisocitose, com hemácias em foice (drepanócito/hemácias falcisadas)




Hemácias normocíticas e normocrômicas duram em torno de 120 dias. Após esses 120 dias o eritrócito começa a ter uma desestabilização da membrana e começa a ficar espiculado (acantócito). O Acantócito passando pela microcirculação do baço vai ser destruída devido o potencial metabólico da célula estar reduzida. Se houver deterioração do baço vai apresentar acantócitos, no indivíduo normal isso não acontece. Quando não tem o baço o fígado assume funções de controle e de medula do baço.


Célula de Hassal é encontrado na medula, já células reticulares são encontradas no córtex. Hassal é formado por reticulares, mas não é a mesma estrutura.


Em maior aumento da para perceber que o Timo é multilobulado, já o baço não. Cortex timo é mais escuro, mais para o meio é a medula que é um pouco mais claro. Medula tem corpúsculo de Hassal (parece um ovo frito), já as reticulares são localizadas nos cortes e são menores (função de formar o arcabouço), envolta de linfócitos jovens.


Baço -> 20% do baço é poupa branca, que é rica em linfócitos B. O que não é poupa branca é poupa vermelha. Poupa vermelha é cheia de hemácias que estão por ali para realizar a renovação. Poupa branca tem alta concentração de glóbulos brancos e poupa vermelha alta quantidade de glóbulos vermelhos.




Plaqueta é o menor elemento figurado quando olhamos o sangue no microscópico.


Hemostasia primária ou tampão primário -> Feito pelas plaquetas em um primeiro momento (não aguenta muito tempo). Logo após ocorre a hemostasia secundaria onde vem fibrina e fibrinogênio. Fibrina colada impede a volta do sangramento, seria um tipo de “cimento”. Porém aquele coágulo não pode ficar ali, então nós coagulamos e descoagulamos constantemente.


Todo primeiro contato é sempre por do ponto físico-químico, depois você acaba por montar uma resposta imunológica. Em uma segunda vez você não fica tão debilitado mais.

Petéquias na dengue mostra que está com um problema de coagulação. Se você faz a prova do laço e aparece petéquia é por conta da baixa da petéquia. Se cair plaquetas abaixo de 20,000 pode ter sangramentos internos, principalmente em TGI.


Purpura trombocitopênica idiopática -> Destroi as próprias plaquetas


Eosinofilo -> Tem grânulos e puxa mais coloração eosofílica (vermelha)

Neutrofilo -> Assume padrão dos dois pois puxa os dois corantes


Pré-cursor mielóide tem granulo

Pré-cursor linfóide não tem granulo


Penia -> Diminuição

Filia e ose -> Aumento




Fazendo Ultrassom de baço:



Reflexão: Hoje a aula foi em divertida, vimos parte de alterações que podem se dar no sangue, estudamos baço e foi permitido utilizar o aparelho de ultrassom na aula para vermos o Baço nele. Achei bem interessante por faz a diferença para irmos nos familiarizando. Apesar de saber ver um pouco os exames de ultrassom é diferente mexer. Acho ótima essa possibilidade e espero que possamos ter mais oportunidades como essa.

Comments


  • Facebook
  • Instagram

©2023 por Thiago R. E. Sampaio.

bottom of page