NCS - Tutoria - SP 1.1 - 14/08/23
- thikow

- 14 de ago. de 2023
- 7 min de leitura
Atualizado: 25 de set. de 2023
Pré-aula
Pacto de trabalho:
-Cumprimento de horário (Pontualidade) – 15 minutos de tolerância
-Horário final de 17:30 (em média 17:00/17:15)
-Respeito, compreensão e companheirismo
-Comprometimento
-Toda fonte de consulta deve ser referenciada (pesquisar em lugares de confiança)
-Participação efetiva (a preparação da aula deve ser feita, estudada e posteriormente discutida em aula, apenas com o conhecimento adquirido)
Avaliações:
Avaliações cognitivas (D1/D2)
-Múltipla escolha em cima de casos clínicos
-Dissertativa – Faz uma citação, um caso clínico e faz perguntas sobre aquela situação (elaboração de exame, internação etc.)
-Portifólio – Diário de bordo (Levantamento de hipótese, questões de aprendizagem, respostas, comentário/reflexão e consequentemente um plano de ação sobre essa reflexão)
Ps.: Nas etapas mais para frente haverá conduta.
-APA – Avaliação do aprendizado (Abordagem para entender como o aluno está evoluindo. É proativo, se esforça, busca conhecimento, sabe se colocar em situações?)
SP 1.1 – E agora?
Problemas = Cenário (o que está acontecendo)
-Dois adolescentes que tentaram fazer uma viagem e não estavam preparados pra isso (tiveram estresse físico e emocional)
Palavras-chave
-Horário 11:00
-Deslocamento
-Falta de orientação
-Escassez de água e alimentação
-Perda de água e gasto de ATP
-Cansaço associado a deficiência nutricional
-Respiração ofegante, pele e olhos secos
-Pele e olhos secos
-Suor intenso e coração acelerado
-Desmaio por desequilíbrio homeostático
Hipótese
O despreparo de Lucas e Pedro levou exaustão e desequilíbrio emocional
O que é homeostase
Capacidade do organismo regular seu equilíbrio interno visto a diversidade de ambientes e sistemas. O organismo mantendo o equilíbrio interno – Manutenção do equilíbrio hídrico e eletrolítico (interno). Equilíbrio (não consumir mais do que tem disponível e vice e versa).
Feedback de negativo Quando a deficiência de uma resposta gera um déficit que acaba fazendo um feedback positivo que irá estimular a produção de algum estímulo. Porém ao excesso de alguma substância ou estimulo haverá desequilíbrio, então o corpo realizará um feedback negativo (retroalimentação positiva)
1- Como é o comportamento em situações em que não há estresse
R: Em situações onde não há estresse o corpo tem um conjunto de mecanismos de regulação que o conduzem a homeostase (processo dinâmico auto-regulado para manter as condições orgânicas estáveis). Quando não há estresse o sistema que predominantemente está mais ativo é o sistema parassimpático. Já em situações onde ocorre um estresse acontecerá a ativação do sistema simpático.
2- Dentro dessa homeostasia quais os mecanismos de controle que nós temos
R: Possuímos diversos mecanismos de controle homeostático como o controle de temperatura, controle de pressão pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona, controle da respiração e batimentos cardíacos efetuados pelo tronco encefálico,
Existem dois padrões básicos de mecanismos de controle: controle local e controle reflexo de longa distância.
Na forma mais simples, todos os sistemas de controle possuem três componentes: (1) um sinal de entrada; (2) um controlador, ou centro integrador, que integra a informação aferente e inicia uma resposta apropriada; e (3) um sinal de saída que produz uma resposta.
A forma mais simples de controle é o controle local, que está restrito ao tecido ou à célula envolvida. No controle local, uma mudança relativamente isolada ocorre em um tecido. Uma célula próxima ou um grupo de células detecta a mudança em suas imediações e responde, normalmente com a liberação de alguma substância química.
3- Dentro da homeostase ver sistema nervoso e o que é feedback
Sistema Nervoso -> O sistema nervoso é composto de três partes principais: a parte de aferência sensorial, o sistema nervoso central (ou parte integrativa) e a parte de eferência motora. Os receptores sensoriais detectam o estado do corpo ou o estado do meio ambiente.
Um importante segmento do sistema nervoso é chamado de sistema autônomo. Ele opera em um nível subconsciente e controla muitas funções dos órgãos internos, incluindo o nível de atividade de bombeamento pelo coração, movimentos do trato gastrointestinal e secreção de muitas das glândulas do corpo.
Feedback -> Corresponde a um conjunto de respostas produzidas pelo nosso organismo diante de alguma alteração. Se algum fator se torna excessivo ou deficiente, um sistema de inicia um feedback negativo que consiste em uma série de alterações que restabelecem o valor médio do fator, mantendo assim a homeostasia, o corpo produz uma resposta que reduz o estímulo inicial, já no feedback positivo a resposta reforça o estímulo.
4- Como funciona o mecanismo de despolarização
Troca iônica entre o sódio e potássio. Para ocorrer a despolarização precisa de ATP pois vai precisar de energia para gerar o impulso nervoso e abrir os canais iônicos e consequentemente a condução de impulsos nervosos.
Para que um neurotransmissor seja liberado a primeira coisa que precisa acontecer é um potencial de ação, que promove a despolarização da membrana pré-sináptica, que permite a abertura dos canais de cálcio ocorrendo a passagem de inúmeros íons de cálcio para o terminal pré-sináptico, os quais se ligam a moléculas de proteínas especiais, presentes na superfície interna da membrana pré-sináptica, chamadas sítio de liberação. Essa ligação, por sua vez, provoca a abertura dos sítios de liberação através da membrana, permitindo que as vesículas contendo os neurotransmissores liberem seu conteúdo na fenda sináptica.
Para que ocorra a despolarização é necessário ATP
A despolarização serve para realizar a contração.
5- O que é sinapse e descreva a forma de condução neural
A sinapse é o ponto de contato entre um neurônio e o neurônio seguinte. As sinapses são as que determinam as direções em que os sinais nervosos vão se distribuir pelo sistema nervoso.
Existem 2 tipos de sinapse química e sinapse elétrica
Química: secretam neurotransmissores para transmitirem sinais.
Elétrica: a comunicação nervosa dispensa mediadores químicos, a neurotransmissão é estabelecida através da passagem direta de íons por meio das junções comunicantes (gap).
As sinapses químicas transmitem os sinais em uma só direção, ou seja, do neurônio que secreta o neurotransmissor, chamado neurônio pré-sináptico, para o neurônio no qual o neurotransmissor age o neurônio posso sináptico. Esse é o princípio da condução unidirecional. Já a sinapses elétricas possuem a condução da corrente bidirecional, ou seja, pode partir tanto do elemento pré quanto do elemento pós pois as junções comunicantes permitem essa movimentação.
6- O que são neurotransmissores
Neurotransmissor é produzido no neurônio, serve para transmitir a informação para algum lugar e é armazenando na vesícula sináptica. Quando necessário ele será liberado na fenda pós-sináptica. Para ser neurotransmissores ele precisa atuar em receptores específicos, precisam ser removidos, degradado ou recaptado, ser guardado em vesículas, sua reação exógena deve mimetizar uma substância
7- Como o sistema endócrino colabora com a homeostasia
Pode ser feito pelo sistema endócrino ou neural. Toda vez que se falar em controle endócrino da homeostase é mais demorado, quando falar de controle neural é um controle a curto prazo.
Os múltiplos sistemas hormonais desempenham papel chave na regulação de quase todas as funções corporais, incluindo o metabolismo, crescimento e desenvolvimento balanço hidroeletrolítico, reprodução e comportamento.
Pois os hormônios têm um papel chave na regulação de diversos processos.
Por exemplo, sem o hormônio do crescimento, a pessoa seria anã. Sem a tiroxina e o triiodotironina da tireoide, quase todas as reações químicas do corpo ficariam lentas e a pessoa também seria lenta.
Sem a insulina do pâncreas, as células do corpo poderiam usar pouco dos carboidratos dos alimentos para produzir energia. E sem os hormônios sexuais, o desenvolvimento sexual e as funções sexuais estariam ausentes.
8- O que é um hormônio e qual a natureza química dele
Hormônio pode ser proteína (receptor de membrana), amina (entra na célula) ou esteroide (derivado do colesterol, possui um anel 5 pentaclorofenacreno - entra na célula), receptor de estrógeno é nuclear pois precisa agir lá no núcleo.
9- Que reações estão envolvidas no estresse psicológico (relação entre o estresse e o cortisol)
Praticamente, qualquer tipo de estresse físico ou mental provoca aumento imediato e acentuado de secreção de ACTH (corticotropina) pela hipófise anterior. O qual estimula a secreção de cortisol.
Os estímulos dolorosos causados pelo estresse físico ou lesões teciduais são de início transmitidos centralmente por meio do tronco cerebral e finalmente para a eminência mediana do hipotálamo onde o CRF (fator liberador de corticotropina) é secretado para o sistema porta hipofisário. Em alguns minutos toda a sequência de controle provoca a liberação de grande quantidade de cortisol no sangue.
O estresse mental pode provocar elevação igualmente rápida de secreção de ACTH. Acredita se que isso resulte do aumento de atividade no sistema límbico especialmente na região amígdala e do hipocampo que transmitem então sinais para o hipotálamo posteromedial.
O CORTISOL É IMPORTANTE NA RESISTÊNCIA AO ESTRESSE E À INFLAMAÇÃO
Praticamente, qualquer tipo de estresse físico ou neurogênico provoca aumento imediato e acentuado da secreção de ACTH pela hipófise anterior, seguido, minutos depois, por grande aumento da secreção adrenocortical de cortisol.
Na lista a seguir, detalham-se alguns dos diferentes tipos de estresse que aumentam a liberação de cortisol:
1. Trauma.
2. Infecção.
3. Calor ou frio intensos.
4. Injeção de norepinefrina e outros fármacos simpatomiméticos.
5. Cirurgia.
6. Injeção de substâncias necrosantes sob a pele.
7. Restrição dos movimentos do animal.
8. Doenças debilitantes.
Efeito Inibitório do Cortisol no Hipotálamo e na Hipófise Anterior para Reduzir a Secreçãoo de ACTH.
O cortisol apresenta efeitos de feedback negativo direto (1) no hipotálamo, reduzindo a formação de FLC; e (2) na hipófise anterior, reduzindo a formação de ACTH. Ambos contribuem para a regulação da concentração plasmática de cortisol. Isto é, quando a concentração de cortisol fica muito elevada, os processos de feedback automaticamente reduzem o ACTH para o nível normal de controle.
10- O ambiente contribui para o desequilibro da homeostase? Descreva como contribui para quebra da homeostasia e para o estresse?
Toda vez que um fator aumentar ou diminuir uma atividade, ele está contribuindo para o desequilíbrio da homeostasia.
11- Descreva receptor inotrópico, receptores metabolotrópicos, suas ações e o que é sinalização celular?
Ionotrópico -> Resposta rápida e curta nos gânglios
Metabotrópico -> Resposta lenta e duradoura (órgãos alvo)
O Nicotínico são ionotrópicos (Ganglionares) (pois abre um canal que deixa passar íon -> Cloreto, Sódio, Potássio, Cálcio
Reflexão: Hoje me senti um pouco perdido quanto a tutoria. Creio que seja por conta da adaptação pela troca de tutor e que nas próximas tutorias me sairei melhor. Senti também que há falta de preparação do material por parte dos colegas de sala, creio que seja por conta de todos ainda estarem se adaptando.
Autoavalição: Acredito que fui importante para discussão dentro da sala de aula, já que tentei participar ao máximo. Preciso tentar resumir minhas pesquisas para ser mais dinâmico.
Plano de melhoria: Tentar sintetizar minhas pesquisas para me tornar mais dinâmico nas respostas.
Bibliografia:
-> Anatomia humana - Elaine Marieb, Patricia Wilhelm, Jon Mallatt – São Paulo – Pearson Education do Brasil, 2014.
-> Stanfield, Cindy L. - Fisiologia humana – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
-> Mourão & Abramov: Fisiologia humana / Carlos Alberto Mourão Júnior, Dimitri Marques Abramov. - 2. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
-> Hall, John E. (John Edward) - Tratado de fisiologia médica - 13. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier
-> SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada - 7. ed. - Porto Alegre: ArtMed

Comentários