HMEC - AULA 4 - 13/03/24
- thikow

- 13 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de abr. de 2024
Consulta 1 - HMEC
Nome: Bernando Farias Lima – 29/12/23 – (2 meses e meio)
Nome do Mãe: Helena Farias Lima (26 anos)
2 consulta
Pré-natal:
Compareceu em todas as consultas pré-natais (9 consultas no total)
Gravidez: Simples
Sorologias: Todas negativas
Imunização materna: Todas realizadas
Parto: Normal em hospital
Intercorrência clínicas da gravidez, parto ou puerpério: Sem intercorrências
Suplementação de ferro: Sim
Parto
Peso ao nascer: 2,900g ao nascer / 3,575g hoje
Comprimento 49 cm
Perimetro cefálico 36 cm
Apgar 1min: 8/ 5 min: 9
Idade gestacional: 38 semanas
RN Sangue A+
Sangue mãe A+
Sexo: Masculino
Aleitamento na primeira hora de vida: Sim
Barlow e Ortolani: Normais
Teste reflexo vermelho: Normal
Teste do pezinho: Sem alterações
Ictérico grau 1 apresentando amarelamento de rosto e olhos (há 2 semanas – nasceu rosinha)
Bebê real:
FC – 145 bpm
FR – 40 irpm
Altura: 46cm
Perímetro cefálico: 34 cm
Tórax: 31,5 cm
Abdomen: 34 cm
Peso 3,575
Ausculta pulmonar: Ausculta pulmonar apresenta-se limpa e sem ruídos adventícios
Ausculta cardíaca: Bulhas cardíacas normofonéticas em 2 tempos sem sopros
Reflexos apresentam-se normais
Paciente Bernardo Farias Lima, 2 meses e meio, 3575g, PC: 37,5cm, PT:37cm, PA: 38cm, reflexos primitivos presentes, sinais vitais normal, com normalidade em seu desenvolvimento, apresentou-se hoje na UBS trazido pela mãe Helena Farias Lima. Mãe relata que paciente dorme bem, evacuação e micção são normais porém apresenta-se ictérico há 1 semana, apesar de ter nascido rosinha (apgar 8/9). No mais a criança se apresenta em bom estado, chora normalmente, dorme bem, faz uso de aleitamento materno exclusivo em grande quantidade, é responsiva e atenta. As vacinas encontram-se em atraso, sendo necessária a atualização vacinal do paciente. Mãe relata estar cansada, porém feliz por ser seu primeiro filho, mora junto com o pai e está em licença maternidade, da qual voltará em 15 dias. Pai da criança tabagista e parentes de outra cidade. Questionou sobre a possibilidade de levar o paciente para o colégio por conta da necessidade de retorno ao trabalho.
Foi orientado: Consulta mensal com atualização da carteira vacinal, esclarecendo que reações podem ser comuns. Consulta com a Dra. Soraya para que ela possa requisitar alguns exames a fim de explorar melhor a condição do paciente (Hemograma, Bilirrubinas total, indireta e direta, entre outros). Sobre os malefícios do cigarro para a criança, sobre a questão do pai ser tabagista e por conta disso, a mãe por ser fumante passiva, havendo possibilidade de passar essas toxinas do cigarro através da amamentação. Foi desaconselhado levar a criança para o trabalho por conta da criança ainda estar suscetível a contato com patógenos nessa fase e o trabalho da mãe se em escola. Abordamos também a possibilidade da retirada de leite materno com seu armazenamento em potes limpos para o congelamento, onde o mesmo pode ser armazenado até 12 horas após descongelado.
Orientação de vitaminas A, D, Ferro e Ácido Fólico. Mencionado sobre a questão do pai ser tabagista e por conta disso, a mãe por ser fumante passiva, havendo possibilidade de passar essas toxinas do cigarro através da amamentação.

Minha amiga Simony treinando a manobra de desengasgo
Reflexão: Hoje na consulta a Naila foi a médica e eu o observador interno. Achei que ela realizou uma boa consulta dentro dos padrões que a Naila tem, de ser mais pratica e ir direito aos pontos que julga importantes. Valéria nos orientou algumas coisas sobre icterícia que ainda não havíamos tido em aula e foi muito satisfatório aprender mais. Saindo da aula acabei me enfiando na biblioteca e estudado tudo referente a Icterícia neonatal, porém percebi que existem diversas informações que batem uma de frente com a outra. Como a questão de interromper o aleitamento de 24 a 48 hs ou não. Na estação de RCP não havia monitores, de forma que ajudei alguns colegas por já ter tido essa matéria ano passado e algumas vezes na liga de urgência e emergência. Subi para o andar superior onde efetuei algumas auscultas nos bonecos, mas também não havia monitores. O MEDROOM estava sem casos infantis, então ninguém fez.


Comentários