HMEC - AULA 5 - 20/03/24
- thikow

- 20 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de abr. de 2024
Consulta 2 - HMEC
Nome: Suzana Lins Gadelha – 3 meses e 5 dias Nome do Pai: Marcelo Lins Gadelha
Pré-natal:
Número de consultas: 7 consultas
Gravidez: Simples
Sorologias: Todas negativas
Imunização materna: Todas realizadas
Parto: Normal em hospital
Intercorrência clínicas da gravidez, parto ou puerpério: Sem intercorrências
Parto
Peso ao nascer: 3,300g ao nascer / 5,300g na consulta de hoje
Comprimento: 51cm
Perímetro Cefálico: 35cm
Perímetro torácico (no meu boneco): 34cm
Perímetro abdominal (no meu boneco): 36cm
Apgar: 1 min: 9 / 5 min: 10
IG: 39 semanas
Sexo: Feminino
Reflexos: Todos reflexos normais
Teste de Ortolani: Normal
Teste de Barlow: Normal
Teste do reflexo vermelho: Normal
Teste do pezinho: Normal
Aleitamento materno na primeira hora de vida: Sim
Suplementação: Ferro
Sangue da mãe: O+
Sangue do RN: O+
Profissão do pai: Marceneiro (free lance)
Profissão da mãe: Doméstica
Vacinas: Apenas BCG e Hepatite B – Falta Meningo C, DT, Pneumocóccica, Hib, VIP/VOP e Rotavirus
Paciente Suzana Fonseca Gadelha apresentou-se hoje na UBS trazida pelo pai Marcelo Lins Gadelha. A paciente apresenta febre baixa (38,2 C) há 4 dias com manchas exantemáticas no corpo, que apareceram no dia de hoje. Pai fez o uso de Dipirona (3 gts a cada 6 horas) para controle de febre. Relata que a criança dorme bem, porém começou a ficar irritadiça. O aleitamento é feito de forma mista através de fórmula (NAN) e leite materno, devido a mãe trabalhar como diarista e não conseguir amamentar todo momento. Tempo de mamada em peito de 20 minutos com volume indefinido quando fornecida através de fórmula. Evacuação e micção normais. As vacinas apresentam-se atrasadas, tendo sido aplicadas apenas BCG e Hepatite B ao nascer. Mãe bebeu até o 3 mês de gestação quando ela descobriu a gravidez. Pai relata querer colocar a filha na creche e não ter feito as vacinas ainda por conta de medo dos efeitos colaterais. Fezes e urina se apresentam em volume, frequência e características normais.
Certificar se a criança teve contato com algum adulto com lesão (visita) ou alguma outra criança.
Foto da lesão:

Reflexão: Hoje fizemos a consulta com o paciente ator. O médico fui eu e acabei ficando um pouco receoso e ansioso com a consulta, o que faz com que eu cometa alguns erros básicos que depois eu fico pensando sobre. Ouvi que fiz uma boa consulta apesar de tudo e elogios da Naila que me deixaram lisonjeado. Ela disse que eu sou o aluno que mais tenho conhecimento do segundo ano, o que me deixou feliz, porém acredito que existam muitas pessoas ali com bastante conhecimento assim como eu.
Para ponto de melhoria preciso aprender a manter melhor minha calma e pensar que se em consultas que executo no dia a dia não fico nervoso, por que ficar em uma simulação? Talvez pelo fato de estar sendo visto e avaliado. A nossa tutora Valéria foi 100% e esclareceu os pontos falhos de forma efetiva, com paciência e tranquilidade. Gosto muito da forma que ela nos leva a raciocinar sobre os casos. Quando a estação se simulação de RCP, dei uma passada por lá efetuei alguns treinamentos porém o DEA não tinha pás para crianças, então efetuamos apenas as manobras de desengasgo e RCP.


Comentários