HMEC - AULA 6 - 27/03/24
- thikow

- 27 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de abr. de 2024
Consulta 3 - HMEC
Nome: Erico (3 meses)
Nome do Mãe: Isadora (27 anos)
Pré-natal:
Compareceu em 5 consultas pre-natais
Gravidez: Simples
Sorologias: Todas negativas
Imunização materna: Todas realizadas
Parto: Normal em hospital
Gravidez não planejada – Fazia uso de anticoncepcional
Suplementação de ferro: Sim
Intercorrência clínicas da gravidez, parto ou puerpério: Sem intercorrências
Parto
Peso ao nascer: 3,000g ao nascer / 3,100g hoje
Comprimento: 50cm
Perimetro cefálico 35 cm
Apgar 1 min: 7/ 5 min: 8
Idade gestacional: 38 semanas
RN Sangue A+
Sangue mãe A-
Sexo: Masculino
Aleitamento na primeira hora de vida: Sim
Vacinação: Esquema completo (Porém já podia dar a Meningo C)
Barlow e Ortolani: Normais
Teste reflexo vermelho: Normal
Teste do pezinho: Sem alterações
Bebê real:
FC – 145 bpm
FR – 40 irpm
Altura: 46cm
Perímetro cefálico: 35 cm
Tórax: 33 cm
Abdomen: 35 cm
Peso 3,100
Ausculta pulmonar: Ausculta pulmonar apresenta-se limpa e sem ruídos adventícios
Ausculta cardíaca: Bulhas cardíacas normofonéticas em 2 tempos sem sopros
Reflexos apresentam-se normais
Paciente Erico, 3 meses, apresentou-se hoje na UBS trazido pela mãe Isadora. Mãe relata que o paciente apresenta-se com congestão nasal com corrimento esbranquiçado há 4 dias, com evolução e piora do quadro há 2 dias, quando o paciente começou com tosse produtiva e sendo forçado a dormir com a boca aberta por conta da congestão nasal. Não apresentou febre (36,7 C), não apresenta alterações de desenvolvimento aparentes, nem alterações em reflexos. Relata que a criança chora pouco, o que deve ser observado. Amamentação é feita em livre demanda através de leite materno exclusivo. Relata que o filho nasceu com bom peso, APGAR 7/8, sem intercorrências neonatais. Única queixa é que a mãe está achando a cabeça da criança ainda um pouquinho mole (não firmando a cabeça), o que será investigado pela Dra. Soraya. Sorologias realizadas com resultado negativo. Mãe relata que a criança dorme bem e que anteriormente era fumante (média de 10 cigarros ao dia), mas que, ao descobrir a gravidez de Erico diminuiu essa quantidade para 1 cigarro ao dia, sendo que fuma sempre distante da criança. Relata se alimentar de marmita ou fast-food. Relata que mora sozinha e o pai mora no apartamento dele.
Orientações: Foi orientado sobre a questão do fumo e a toxicidade do mesmo para a criança não apenas por transmissão aérea, mas também através da amamentação. Orientado a mãe tentar parar ou a retirada do leite momentos antes de fumar, para evitar ao máximo a contaminação desse leite. Orientado também sobre a questão da disparidade de RH entra mãe e filho e a necessidade de tomar uma vacina conhecida como Rhogam ou Matergan (imunoglobulina para fator Rh) caso ela queira engravidar novamente, visando evitar a eritroblastose fetal. A cabecinha mole será melhor avaliada pela Dra. Soraya.
Reflexão: Hoje fizemos a consulta junto a Maju, já que seu grudo havia faltado e estávamos com problemas familiares de uma integrante de nosso grupo. Achei que a Maju mandou muito bem na consulta tendo calma para conduzir e realizando a consulta com excelência. Ao terminar a estação com paciente ator aproveitamos para realizar o prontuário já que não haviam outras atividades novas.


Comentários