top of page

HMEC - AULA 10 - 08/05/24

  • Foto do escritor: thikow
    thikow
  • 8 de mai. de 2024
  • 4 min de leitura

Paciente ator: Daniel Juliano


Nasc.: 15/05/90 – 33 anos


Daniel Juliano, 33 anos, nascido em 15/05/1990, vendedor de móveis, solteiro procura o serviço com queixa de dor de barriga há 8 dias. Relata cólica em torções, perda de fezes aquosas sendo que nos últimos 2 dias percebeu a presença de muco esverdeado junto as fezes (relata uma média < que 6 evacuações por dia), sendo que ontem apresentou sangue nas fezes, o que fez ele comparecer a consulta no dia de hoje. Relata dor intensa, por toda a região de abdome, mesmo em palpação superficial. Nega dor localizada ou impedimento das atividades diárias por dor, apenas pelo número de evacuações aumentadas. Diurese presente, cor clara, normal. Nega febre. Relata ser alérgico a dipirona. Nega doenças crônicas ou perda de peso nos últimos meses. Peso atual= 77kg. Nega o uso de medicação de uso contínuo. Para a dor de barriga, não utilizou nenhuma medicação, apenas aumentou o consumo de água para 14 a 15 copos por dia (aproximadamente 3 L/dia) e mudou alimentação para arroz e frango sem tempero, ou massa cozida. Antecedentes familiares menciona pai diabético e mãe com colesterolemia. Mora sozinho, consome refeições fora de casa rotineiramente. Relata consumo moderado à exagerado de churrasco e adora comer carne "vermelha e sangrando" todo final de semana. Relata inclusive que a diarreia começou após um churrasco com os amigos, onde fez uso de maionese caseira. Hoje, antes de vir para consulta, consumiu pão com manteiga e ovo mexido com presunto e queijo. Nega inapetência. Pratica atividade física regular (academia todas as noites de segunda a sexta), porém não tem ido nessa última semana pelo desconforto e receio de algum incidente (SIC). Como lazer, gosta de sair com amigos de noite e consumir bebida alcoólica. Não apresenta problemas com sono (dorme das 23:30 às 6:30h), mas na última semana tem acordado de 1 a 2 vezes para ir ao banheiro ou pela cólica, por conta disso tem acordado mais cansado. Declara em dia com a carteira vacinal.

 

No exame físico apresenta inspeção sem sinais de alarme, abdome plano, sem cicatrizes, estrias e/ou tatuagem. Penugem presente. Ausculta abdominal com ruídos hidroaéreos hiperativos. Ausculta de aa. aorta, renal, ilíaca e femoral sem alterações. Percussão abdominal com som timpânico. Fígado palpável em rebordo costal direito (RCD). Ausência de massa palpável em planos profundos ou superficiais sem presença de visceromegalias.

Sinal de Murphy, Giordano e Blumberg negativos.

 

 

Planos de cuidados:

 

Orientado ao paciente modificar alimentação para alimentos mais obstipantes, evitando frituras nos próximos dias, consumo de agua 40ml/kg/dia (3.080 L/dia) e consumo de isotônicos/pedialite/soro caseiro para reposição de minerais e evitar a desidratação pela diarreia; oriento evitar consumo de churrasco e fracionar mais a alimentação com alimentos leves e ricos em fibra ao longo do dia. Utilizar o sanitizante oferecido para UBS para higienização de frutas, verduras e legumes.   

Oriento a ingestão de probióticos (Leiba/Repoflor/Floratil/Enterogemina ou outros) para reconstrução da flora intestinal.  

 

Encaminho para Dra. Soraya para exames e prescrições.

 

Sugestão de exames: Hemograma, exame de fezes, exame retal e caso seja necessário (caso persista sangramento) investigação aprofundada por exame de colonoscopia.

 

 

Feedback da tutora: Poderia ter aprofundado mais na investigação da queixa e relacionar a algum evento específico. O que comeu no churrasco? O que acha que fez mal?

 

Feedback do ator: O ator gostou muito de como foi atendido, mencionou que se sentiu muito bem atendido e que fui muito atento a sua queixa. Alertou apenas quanto a eu estar um pouco “acelerado” na consulta por conta de pacientes que estejam hiperativos. Mencionou que nesses casos pode se tornar complicada a comunicação. No dia estávamos atrasados quanto ao horário da consulta e tínhamos aula a tarde, logo, tentei conduzir a consulta da melhor maneira em um menor espaço de tempo.

 

Feedback dos colegas: Recebi elogio dos meus colegas que gostaram da forma que eu conduzi a minha consulta, coleta de dados na anamnese, execução de exames e orientação sobre o plano de cuidado.




Paciente 360:


Daiane S., 53 anos com queixa de muita dor de cabeça que atinge toda a cabeça. Enxqueca há 3a. Lembra de ter dor de cabeca desde adoslescente, mas achava que era da menstruação. Sente pressão na cabeça e latehar quando está muito forte. enjoo presente, nega vomito. Fez uso de dipironam cebutamol, paracetamol para dor. HIstórico familiar: mãe e avó tem do de cabeça. Utiliza anticoncepcional e pílulas de estrogênio. Não pratica atividade física. Tem asma. Faz consumo de bebida alcoólica aos finais de semana. Sono de 5 horas por dia. Exame físico: Peso 75kg // h 170 cm, PA: 100/80, FC: 60, O2: 98%. Sem alterações cardiovasculares. Sem alterações pulmonares. Sem alterações abdominais. HD: enxaqueca com aura



Reflexão: Hoje o dia foi bastante produtivo, treinamos bastante avaliação abdominal antes da consulta com o paciente ator. A estação para treinamento no terceiro andar nos ajudou a fixar ainda mais os exames físicos. Realizamos também o paciente 360 antes da nossa consulta, que seria a última. Achei o dia bastante produtivo hoje.

Posts recentes

Ver tudo
HMEC - TPI - 22/05/24

Hoje tivemos aavaliação TPI, de forma que não houve aula de Habilidades Médicas.

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Instagram

©2023 por Thiago R. E. Sampaio.

bottom of page