top of page

NCS - TBL - 20/03/23 - AULA 4

  • Foto do escritor: thikow
    thikow
  • 20 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2023


AULA 4


As glândulas responsáveis pela maturação sexual são hipotálamo, hipófise e gônadas. A suprarrenais (adrenais) fica responsável na produção dos pelos e acúmulo de gordura, principalmente o colesterol.


Hipotálamo produz GnRH (é produzido em pulsos e não cai na corrente sanguínea pois é produzido em pequenas quantidades) que atua na hipófise através de um sinal positivo e consequentemente produz um outro hormônio em estímulo a esse sinal. Esses hormônios são FSH e LH.

Esses dois hormônios vão atuar diretamente nas gônadas, tendo ação tanto nos testículos quanto nos ovários.


Os meninos irão produzir testosterona (um hormônio esteroide) através dos testículos, já nas meninas vão produzir estradiol (estrógeno) através dos ovários.


ree

A diferenciação sexual acontece através do eixo hipófise-hipotalâmico-gonadal. Eixo HHG é funcional a partir da 11ª semana até o 6º mês. Feedback negativo é um processo de sinalização por oposição, se tem esteroides produzidos em uma faixa fisiologicamente normal, não se gasta energia para estimular o hipotálamo a produzir GH. A falta, ausência desses esteroides vai, por oposição, estimular o hipotálamo a produzir os hormônios GnRH, LH e FSH. Feedback negativo é quando está produzindo muito e o corpo para de produzir. É como quando se toma testosterona e o corpo vendo a testosterona alta, inibe o eixo hipotalâmico e consequentemente GnRH, FSH e LH, ou seja, para de produzir testosterona.



Marcos do desenvolvimento feminimo:


Gonadarca (maturação das gônadas)

Pubarca (crescimento dos pelos pubianos após a gonadarca, relacionado a maturação das gonadas)

Telarca (aparecimento do broto mamário)

Menarca (primeira menstruação)

*Se tem pelo antes da gonadarca isso é adrenarca, não pubarca. A adrenarca é um dos estádios pré-puberdade no qual se dá o aumento de produção de hormonas sexuais, fundamentalmente andrógenos e estrógenos, pelas glândulas suprarrenais e que tem lugar nos humanos por volta dos 8 anos, fazendo parte do processo normal do desenvolvimento humano. Na Adrenarca apesar da produção de hormônios andrógenos e estrógenos as gônadas ainda não estão funcionando.



Há bloqueio dos hormônios por neuromodulação durante a infância


A Adrenarca que se refere a maturação das suprarrenais com consequente produção de androgênios


Se tem pelos, mas não tem broto mamário, é adrenarca não gonadarca.


Leptina interfere no hipotálamo alterando a vontade de comer e consequentemente a produção de GnRH, FSH e LH.


Existe uma escala que descreve o desenvolvimento do crescimento mamário nas meninas na fase da puberdade. Não só as mamas, mas os pelos pubianos e desenvolvimento da genitália. Essa escala foi feita por um pesquisador chamado Tanner.


Todos temos uma microbiota no nosso organismo, nos intestinos, peles etc. Microbiotas são organismos que fazem parte do nosso organismo e que fazem bem a ele. Na puberdade essa microbiota altera favorecendo a formação de bactérias e fungos nas regiões, gerando odores desagradáveis.

Um pouco antes da puberdade há um aumento do índice de crescimento, sendo que no meio da puberdade a aceleração diminui e a partir da primeira menstruação esse crescimento praticamente se estagna.


Existem 5 estágios no desenvolvimento mamário onde M1 é uma mama infantil, sendo a M2 com a formação do broto mamário a glândula mamaria não ultrapassa a auréola (telarca), M3 é quando não da pra limitar a auréola, M4 fica a sobreposição da mama e do “botão” mamário, M5 é uma mama adulta aumentando em volume e limitação da auréola.


Quanto aos pelos púbicos P1 é quando não tem pelos, P2 tem uma penugem com pelos finos e escassos na região dos grandes lábios, P3 os pelos permanecem na região dos grandes lábios em maioria mas os pelos começam a ficar mais pigmentados e apresenta mudança na textura, P4 já tem o pelo característico adulto, encrespado, bem pigmentado, longo e não fica apenas restrito aos grandes lábios, abrangendo toda a sínfise e P5 os pelos já são bem grossos e adultos sendo que os pelos começam a se espalhar pelas coxas.


As meninas entram na puberdade entre os 8 aos 12 anos

Broto mamário pico de crescimento, acontece até o estágio M3, M4. Após a menarca começa a reduzir o crescimento, sendo uma média de 6 a 7 cm. Já no M5 a probabilidade de crescimento quase inexiste.


Só após o M5 a mulher esta pronta para engravidar sem riscos, porém sem levar em conta parte psicológica e social

A média de passagem das escalas (de uma para outra) é de 8 meses, se passar disso esse adolescente pode estar com problema de desenvolvimento.


Feedback negativo – Sempre que a testosterona esta alta o corpo entende que está produzindo demais e o corpo para de produzir.



ree

ree

ree

ree


REFLEXÃO

Senti que algumas pessoas ficaram confusas com as explicações da professora Gioconda, porém pra mim ela foi clara quando entender o mencionado em Feedback negativo. Estou muito satisfeito e animado com a matéria. Agora entendi para onde ela vai me levar.



Posts recentes

Ver tudo
NCS - TBL - 15/05/23 - AULA 10

AULA 10 Reflexão: Hoje fiquei chateado de não conseguir participar da aula por conta que não estava bem por algo que ingeri no final de...

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Instagram

©2023 por Thiago R. E. Sampaio.

bottom of page