top of page

PMSUS REFLEXÃO - 12/09/23 - AULA 4

  • Foto do escritor: thikow
    thikow
  • 12 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de set. de 2023

OFICINA 2 - ALMA ATA



Alma Ata


Havia uma certa discussão sobre o que seria atenção primária, logo a Alma Ata veio para alinhar essa discussão sobre o que é saúde primária. Alma Ata é uma cidade do Cazaquistão onde aconteceu uma conferência mundial em 1978 para melhor debater questões de saúde mundiais.

Alinhava as políticas públicas e de governo para a melhora da qualidade da saúde mundial. A URSS foi formada pelos países do continente europeu, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Ucrânia, Moldova, Geórgia, Armênia e Azerbaijão. No continente asiático, parte da Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão compuseram o território soviético.


Havia dois blocos liderados pelo EUA (Capitalista) e URSS (Socialista)


Direito de liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, direito a terra era mais defendido pelo bloco capitalista, já estabilidade de renda, moradia, educação, alimentação, saúde era ligado ao bloco socialista.


Após guerra fria tem avanços nos direitos formando dois blocos:


· Direitos Civis e Políticos (Direita)

· Direitos Sociais (Esquerda)


China também socialista tinha relação fragilizada com a URSS. China questionava muito em relação e realizar uma conferência e a URSS não concordava. Quando a URSS decidiu fazer a conferência, a China não topou participar pois não iria em uma conferência em um espaço considerado então inimigo.


Primeiro paragrafo da Alma Ata afirma enfaticamente que a saúde é um direito humano fundamental com o completo bem-estar físico, mental, socia, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade.


Dá direito a participação das organizações de saúde pelo povo. Logo a população tem direito a participação do planejamento e execução.


APS está baseada em técnicas com um embasamento científico sobre aquilo que está se falando. Deve ser socialmente aceita e autodeterminante para cada país segundo sua realidade. APS é parte de um sistema de saúde maior, ou seja, está integrada a esse sistema, que é maior. Deve ser o primeiro contato do individuo, família e comunidade e deve ser levado mais proximamente possível aos lugares onde as pessoas vivem e trabalham, e constituem o primeiro elemento de um continuado processo de assistência a saúde.


Inclui pelo menos: Distribuição de alimento, distribuição de água potável e de qualidade, saneamento básico, cuidado materno-infantil, planejamento familiar, imunização contra principais doenças infecciosas, tratamento apropriado de doenças e lesões comuns fornecimento de medicamentos essenciais.


Envolvem, além do setor de saúde, todos os setores e aspectos correlatos do desenvolvimento nacional e comunitário, mormente a agricultura, a pecuária, a produção de alimentos, a indústria, a educação, a habitação, as obras públicas

Saúde é visto de uma maneira intersetorial, interdisciplinar e multiprofissional, as comunicações e outros setores.


O marco dela era saúde para todos até os anos 2000.



Década de 70 -> Movimento Sanitarista (Movimento sanitário) -> Queria reformar a saúde no brasil e era composto por trabalhadores de saúde, sanitaristas, políticos.

Década de 80 -> Ganhou força (Saúde é democracia! “Slogan”)


1978 Alma Ata

1986 Primeira conferência de saúde

1988 constituição

1989 lei de criação do SUS


Movimento sanitarista brasileiro foi mais audacioso que a própria Alma Ata pois no SUS o sistema inteiro é universal (primário, secundário e terciário), já na Alma Ata é ligado apenas a assistência primária.

Quando a Alma Ata saiu, vários países começaram um movimento de resistência por conta do alto custo e pela questão de achar que a Alma Ata seria “idealista” demais.

Desta forma esse movimento, chamado de "Movimento de atenção primária seletiva", propôs amamentação, vacinação, monitorar crescimento de crianças e reidratação oral eram o foco principal (reducionista).


Atenção Básica é uma expressão nossa (Brasileira) visando se distanciar dessa proposta restritiva da atenção primaria a saúde abordada em outros países (que estava e está acontecendo em boa parte do mundo).


2018 – Conferência realizada em Hastana (outra cidade do Cazaquistão) onde foi feita uma outra declaração mais distinta sobre a cobertura universal de saúde (visando rever a parte da atenção primária seletiva). Ter acesso ao “pacote mínimo de serviços”.

Uma evolução para países que tem quase nada, porém uma porta de "escape" para reduzir serviços de saúde já consolidados pelo SUS no Brasil.


__________________________________________________________________________________



Reflexão: Hoje a aula foi muito boa. Conhecemos um pouco mais sobre a história da saúde mundial e abordamos a conferência de Alma Ata e de Hastana. É muito importante observar que o Brasil em termos de saúde, mesmo tendo suas limitações e alguns problemas, é único. Não existe países com um sistema único universal, apenas o Brasil.

Posts recentes

Ver tudo
PMSUS REFLEXÃO - 07/11/23 - AULA 9

Programa nacional de Imunizações (PNI) – PMSUS – 07/11/23 Em 1973 foi formulado o Programa Nacional de Imunizações - PNI, por...

 
 
 
PMSUS REFLEXÃO - 31/10/23 - AULA 8

Reflexão: Hoje houve o fechamento da Oficina 3, porém não consegui ir para UBS nem para faculdade devido não estar me sentindo bem. Fui...

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Instagram

©2023 por Thiago R. E. Sampaio.

bottom of page