PMSUS REFLEXÃO - 17/10/23 - AULA 7
- thikow

- 17 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de nov. de 2023
Oficina 3 - Vigilância em Saúde no SUS
· Instrumento de gestão e coordenação do cuidado
COVISA (Coordenação em Vigilância Sanitária Estadual)
4 componentes de vigilância:
· Vigilância epidemiológica -> É é definida pela Lei n° 8.080/90 como “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”. O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida.
· Vigilância sanitária -> Vai estar focada em garantir condições sanitárias de produtos, alimentos, medicamentos, vacinas, intervenções de saúde. Manutenção de bens e serviços visando regular as normas desse campo de atuação visando não causar danos de saúde das pessoas que os consumem.
· Vigilância da Saúde do trabalhador -> A Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) é um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS), e consiste num conjunto de ações que visam promoção da saúde, prevenção da morbimortalidade e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora e, que devem ser realizadas de forma contínua e sistemática, ao longo do tempo, visando a detecção, conhecimento, pesquisa e análise dos fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, tendo em vista seus diferentes aspectos (tecnológico, social, organizacional e epidemiológico), de modo a fornecer subsídios para o planejamento, execução e avaliação de intervenções sobre esses aspectos, visando a eliminação ou controle.
· Vigilância da Saúde ambiental -> A Vigilância em Saúde Ambiental é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.
Monitoramento de todas as situações, que interferem na saúde da pessoa.
Conceito amplo: monitoramento de doenças e outras situações que interferem na saúde: Sociais e qualquer aspecto que interfere na saúde.
Vigilância é algo essencialmente coletivo.
Monitoramento = Geração de dados
Século 19 a Europa já estava vivendo aglomeradas pois já havia o contexto da revolução industrial, logo pobreza e desnutrição.
Antigamente não havia monitoramento do processo de saúde e doença (vigilância sanitária) pois se ligava muito ao acaso, destino ou maldições.
Quando se percebe um problema em determinada população, você consegue intervir.
A partir da invenção da microbiologia, isso veio se desenvolvendo (invenção do microscópio, microbiologia, percepção de contaminação por patógenos, invenção do antibiótico etc.)
Vigilância de saúde necessariamente não anda junto a Microbiologia.
Antony Van Leeuwenhoek (microscópio), Louis Pasteur (teoria da fermentação), Joseph Lister (microrganismos passados pelo ar – inventou um campo de desinfecção), Robert Koch (patógeno-hospedeiro/bacilo de Koch) e Alexander Fleming (descoberta da penicilina) -> São considerados “pais” ou “criadores” da microbiologia
John Snow (1813-1858) -> Considerado pai da epidemiologia moderna, demonstrou que a cólera era causada pelo consumo de águas contaminadas com matérias fecais.
Vigilância Sanitária -> Vários sistemas que estão no âmbito da vigilância para que o gestor tenha de fato a noção do panorama da saúde nesse sistema -> Crises epidemiológicas, alimentação, água, esgoto, violência contra a mulher, criança ou idoso, agravos de saúde, vigilância do trabalho etc.
Reflexão: Hoje abordamos sobre os tipos existentes de vigilância em saúde. Foi interessante entender onde cada um atua e até onde vai sua responsabilidade e poderes. Muitas coisas eu não sabia e foi muito bom conhecer mais sobre. Tivemos também a APA que não pudemos fazer outra vez por conta da greve. Minha APA foi boa, sem grandes problemas.

Comentários