PMSUS REFLEXÃO - 19/09/23 - AULA 5
- thikow

- 19 de set. de 2023
- 2 min de leitura
OFICINA 2
Redes de atenção a Saúde
Organização piramidal (Hierárquica) -> Os níveis de base (atenção primária e ambulatorial) eram vistos com menor importância em relação a atenção hospitalar especializada (terciário), sendo que os níveis de assistência não se comunicavam de maneira significativa. A atenção hospitalar era priorizada tanto por seus usuários quando pela gestão, ou seja, ganhavam mais investimento.
Organização em rede -> Nenhum serviço é visto como menos ou mais prioritário do que o outro, porém a atenção primária faz a coordenação da rede, direcionando por onde esse usuário irá transitar no sistema de saúde. Não ocorre a hierarquização, todos os serviços e setores tem a mesma importância, porém a maioria dos atendimentos ocorrem prioritariamente na Atenção Primária a Saúde.


Tem uma relação de referência e contrarreferência -> Referência é quando está encaminhando o paciente para uma internação por exemplo. Contrarreferência é quando ele sai da internação e volta para UBS. Isso vale para exame, para especialistas etc.

Não é uma realidade muito viável as vezes pois em alguns casos a UBS pede que o paciente procure outra assistência sem ser levado por exemplo por um SAMU.
O SUS compra parte de serviços privados para formar suas redes. As redes podem ser feitas por uma estrutura particular paga pelo SUS.
Hospitais se declaram “sem fins lucrativos”, com isso pagam menos impostos e deveriam fornecer serviços para a população. Muitos burlam isso fornecendo pesquisas etc., não necessariamente atendimento.
Tecnologia leve -> Está pautada muito no nível das relações, vínculo, acolhimento, escuta qualificada (psicólogo)
Tecnologia leve dura -> Tecnologia onde tem saberes estruturados, conhecimentos técnico científicos, porém não precisa de materiais tecnológicos para acontecer, como cartazes, ações em saúde, prescrição de medicamentos, aromaterapia
Tecnologia dura -> Computador, tomografia, densidade de tecnologia alta como meio de trabalho
Todas as tecnologias estão presentes em todos os setores (primário, secundário e terciário). O Psicólogo vai transitar entre a tecnologia leve e leve-dura, pois tem conhecimento técnico científicos
Equipe de saúde da família -> A Equipe de Saúde da Família (eSF) é multiprofissional, composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).
Perguntas de aprendizagem
1- Qual a composição da equipe da saúde da família?
2- Como os outros profissionais que não fazem parte da ESF se organizam? Existem outras equipes?
3- Quais são as características de uma equipe integração e quais são as características de uma equipe agrupamento e equipe integração?
Imagens de sistemas das diferentes RAS

Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas

Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

Rede de Urgência e Emergência (RUE)

Rede cegonha

Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (Viver sem limites)
__________________________________________________________________________
Reflexão: Hoje acredito que a aula foi muito boa. Revemos algumas questões de RAS e conceitos de tecnologia que estavam um pouco confusos. Acredito que conseguimos dar uma boa revisada e compreendida nessas questões. Próxima aula com as questões de aprendizagem, o video proposto e as referencias lidas acredito que renderá uma conversa ainda mais esclarecedora.

Comentários