top of page

PMSUS REFLEXÃO - 29/08/23 - AULA 2

  • Foto do escritor: thikow
    thikow
  • 29 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura

OFICINA 1



ATRIBUTOS DA ATENÇÃO BÁSICA e FINANCIAMENTO



QUESTÕES DE APRENDIZAGEM


1- O que é o Previne Brasil?


R: O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.



2- Quais os atributos essenciais da atenção primária em saúde?


R: São 4: Atenção primária no primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação



1. Atenção ao primeiro contato

O que se espera da atenção primária em saúde é que ela seja o serviço de saúde mais acessível à população, em todos os sentidos. E que, por isso mesmo, seja o primeiro recurso a ser buscado a cada novo problema ou novo episódio de um problema recorrente.

Neste aspecto, é importante que os seus usuários em potencial percebam o serviço como acessível, seja no tocante à localização geográfica ou quanto aos horários de funcionamento, e isto se reflita na sua utilização.


2. Continuidade do atendimento

A continuidade do serviço de APS pressupõe a existência de uma fonte regular de atenção e o seu uso frequente ao longo do tempo. Esse atributo também é conhecido como “longitudinalidade” do atendimento.

A pessoa atendida deve manter o vínculo com o serviço para que possa ser atendida de forma mais eficiente que quando uma nova demanda surgir. Este vínculo deve se converter em fortes laços de relacionamento com o beneficiário, capazes de refletir a cooperação mútua entre as pessoas e os profissionais de saúde.

Para que isso aconteça, a unidade de atenção primária deve ser capaz de identificar a população eletiva, bem como os indivíduos dessa população que deveriam receber seu atendimento no local.

É importante se certificar de que os indivíduos identificados como usuários considerem a unidade de saúde uma fonte regular de atenção e a utilizem periodicamente. Todas as consultas devem ocorrer na unidade, exceto quando for necessário consultar um especialista ou fazer algum exame específico.


3. Integralidade do serviço

A integralidade do serviço implica que as unidades de atenção primária devem oferecer todos os tipos de serviço que lidem com sintomas, sinais e diagnósticos de doenças manifestas, mesmo que parte dos pacientes sejam posteriormente direcionados a outros níveis de atenção.

Isso inclui o encaminhamento para consultas com médicos especialistas e para o manejo definitivo de problemas específicos, bem como para serviços de suporte como a internação domiciliar.

É importante garantir que, mesmo que o paciente seja encaminhado a outras unidades, o serviço de atenção primária continue corresponsável pelo seu atendimento.

Além do vínculo com outros serviços de saúde, a atenção de nível primário pode incluir ainda a possibilidade de visitas domiciliares, reuniões com a comunidade e ações intersetoriais.

Dessa forma, a integralidade também significa a ampliação do conceito de saúde para aspectos sociais, não se limitando ao corpo puramente biológico.


4. Coordenação (integração) do cuidado

Como já mencionado no tópico anterior, mesmo quando parte do atendimento se dá em outros níveis de atenção, cabe à equipe de atenção primária organizar, coordenar e integrar esses cuidados.

Isso se deve ao fato de que esse tipo de atendimento costuma ser feito por profissionais de áreas diferentes ou terceirizados, com pouco (ou nenhum) diálogo entre si.

Por isso, a coordenação dos cuidados implica em uma alguma forma de continuidade no contato entre os profissionais ou por meio de prontuários.

Nesse contexto, é fundamental garantir que os problemas observados em consultas anteriores ou que tenham motivado encaminhamento para outros profissionais sejam constantemente avaliados.

Este reconhecimento de problemas será facilitado se o mesmo profissional examinar o paciente durante o processo de acompanhamento ou se houver um prontuário médico com todas as informações pertinentes ao atendimento.


Atributos derivados

Existem também 3 atributos derivados: Orientação familiar, orientação comunitária, competência cultural.



__________________________________________________________________________________




Reflexão: Hoje foi o segundo dia de aula em PMSUS. Como no primeiro tive uma situação familiar que não me permitiu participar, estou conhecendo a Profa. Fernanda hoje.

Achei a Prof. Fernanda bem sensata, tranquila, conhecedora da matéria além de saber conduzir a aula. Ensina com tranquilidade e leveza, sabendo estimular o interesse dos alunos em sua aula.

Posts recentes

Ver tudo
PMSUS REFLEXÃO - 07/11/23 - AULA 9

Programa nacional de Imunizações (PNI) – PMSUS – 07/11/23 Em 1973 foi formulado o Programa Nacional de Imunizações - PNI, por...

 
 
 
PMSUS REFLEXÃO - 31/10/23 - AULA 8

Reflexão: Hoje houve o fechamento da Oficina 3, porém não consegui ir para UBS nem para faculdade devido não estar me sentindo bem. Fui...

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Instagram

©2023 por Thiago R. E. Sampaio.

bottom of page