PMSUS REFLEXÃO - 26/09/23 - AULA 6
- thikow

- 26 de set. de 2023
- 2 min de leitura
PMSUS – 26/09/23 – Oficina 2
Trabalho na Atenção Básica nas Redes de Atenção a Saúde
Equipe de saúde da família (eSF)
· 1 Médico generalista ou especializado
· 1 Enfermeiro
· 2 auxiliares ou técnico de enfermagem
· 6 a 8 Agentes Comunitários de Saúde (ACS)
· Dentista pode entrar na equipe, mas em SP é mais comum não entrar em ESF
Equipe de saúde bucal (eSB)
· Técnica em saúde bucal
· Dentista
Profissionais que estão “soltos” ou estão na “equipe ampliada” ou “equipe multi” (Multidisciplinar ou multiprofissional) NASF (Núcleo de apoio a saúde da família)
· Fisioterapeuta
· Fonoaudiólogo
· Nutricionista
· Psicólogo
· Terapeuta Ocupacional
· Educador Físico
· Acupunturista
· Estomatologia
· Farmacêutico*
· Etc...
NASF tinha o conceito de território mais incorporado, dava apoio e suporte a ESF fazendo inclusive ações no território e treinamento de outros profissionais para alcançar uma população maior. Já na multi a lógica gira em torno do encaminhamento do médico ou enfermeiro.
Equipe agrupamento e equipe integração
São opostos, eles não se complementam.
Equipe agrupamento -> Fala de uma lógica que existe formalmente como equipe, mas atua de forma fragmentada. Indo nessa linha de fragmentação fala sobre a justaposição de ações (andam lado a lado, porém não se articula). Médico está no canto dele, enfermeira no dela, e não se articulam, apenas justapõem ações. Não tem o todo da equipe se comunicando. Cada profissional conduz sua ação de forma independente. Não tem uma articulação interna.
Exemplo: Reunião de equipe clássica, a médica trouxe uma queixa que uma paciente veio procurar ela para realizar um exame, até aquele momento a médica não tinha pedido o exame. Até aquele momento a médica não estava sabendo sobre a necessidade do exame. A ACS menciona que a paciente estava passando em demanda espontânea e está com diversas IST a vários meses, a enfermeira sabia, a médica não sabia e a ACS falava sobre ela “pegar” todo mundo.
Equipe integração -> A equipe está integrada, articulada e trabalhando de forma conjunta. Ter um projeto assistencial comum, um objetivo comum, ou seja, trabalhar para uma devida finalidade com cada profissional trazendo sua particularidade. Comunicação intrínseca ao trabalho. A comunicação faz parte dessa equipe. Pode ter liderança, pessoas que organizem e coordenem o trabalho, porém ocorre de forma mais horizontal. Há ações que são respectivas a um núcleo específico (atribuições do médico, enfermeiro, dentista etc.) porém há ações que poder ser realizadas por todos.
Exemplo: Há uma integração e conversa entre os profissionais para um objetivo comum e para o bem-estar da saúde daquele paciente.
Reflexão: Hoje conversamos um pouco sobre ESF, ESB, equipe ampliada, equipe multi, NASF, equipe agrupamento e equipe integração. Sinto que conforme vamos estudando PMSUS entendemos cada vez mais o modo o qual a nossa UBS funciona. É muito legal ver essa evolução e ter a oportunidade de adquirir esse conhecimento de como são feitas as coisas.

Comentários