NCS - MORFOLOGIA - 16/03/23 -SP 1.4
- thikow

- 16 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de abr. de 2023
SP 1.4 - SERÁ QUE POSSO
ATIVIDADE 1
A) Quais são as células do tecido ósseo e suas respectivas funções?
Osteoblastos - São células jovens que dão origem as células deste tecido.
Osteócitos - São células mais maduras, responsáveis pela manutenção e produção de matriz do tecido.
Osteoclatos - São células multinucleadas que reabsorvem o osso, ajudando também na produção de matriz. Elas retiram os íons da matriz jogando-os na corrente sanguínea, para assim manter os íons do sangue equilibrados.
B) O que é o sistema de Havers?
O arranjo de lamelas curvas em forma de túneis é muito comum no organismo e constitui a maior parte do tecido ósseo das diáfises.
Cada um destes conjuntos de lamelas constituindo túneis é composto de 2 a 15 lamelas concêntricas. O túnel localizado no centro de cada conjunto é percorrido por vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Os osteócitos se situam entre as lamelas e sua nutrição ocorre pelos canalículos ósseos no interior dos quais existem prolongamentos de osteócitos. Cada conjunto tem a forma de um pequeno cilindro de alguns micrometros de diâmetro e alguns milímetros de comprimento. É denominado sistema de Havers ou ósteon. Seu túnel central é denominado canal de Havers. Como ocorre no osso lamelar, os osteócitos se situam entre as lamelas. A superfície interna do canal de Havers é revestida por osteoblastos, como qualquer outra superfície óssea.
As lamelas dos sistemas de Havers são formadas por fibras colágenas organizadas em paralelo. Observe como a direção das fibras difere entre uma lamela e a lamela adjacente. Este arranjo oferece uma grande resistência à pressão mecânica e torção.
Os canais de Havers de ósteons adjacentes comunicam-se entre si, com a cavidade medular e a superfície externa do osso, por meio de túneis transversais ou oblíquos à diáfise, chamados de canais de Volkmann
Os vasos dos canais de Havers são responsáveis pela nutrição e pelo fornecimento de O2 para os osteócitos situados entre as lamelas dos seus ósteons, por meio dos sistemas de canalículos da matriz óssea


C) Como ocorre a nutrição do tecido ósseo?
A nutrição se dá pelos chamados Forames Nutridores que são aberturas no osso pelos quais passam vasos sanguíneos, veias e artérias. Ainda com relação a nutrição os canais de Volkmann proporcionam a principal via de entrada para que os vasos atravessem o osso compacto. O tecido ósseo não apresenta vasos linfáticos apenas o periósteo para posterior drenagem, então depende dos canalículos presentes na matriz, que possibilitam as trocas de íons e moléculas entre os capilares e estas células ósseas.
Possui duas partes funcionais:
•O esqueleto axial é formado pelos ossos da cabeça (crânio), pescoço (hioide e vértebras cervicais) e tronco (costelas, esterno, vértebras e sacro)
•O esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros, inclusive aqueles que formam os cíngulos dos membros superiores e dos membros inferiores.
Axial (de eixo axial) – ossos localizados no eixo central do corpo humano. São eles:
•Ossos do crânio e face
•Ossos da coluna vertebral que é dividida em: cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea
•Costelas
•Osso esterno;
•Osso hióide
1. Quantas vértebras existem em cada região da coluna vertebral e no todo da coluna?
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas. Entre as vértebras, estão presentes os discos intervertebrais.
2. Quantas costelas existem a cada lado?
Existem doze costelas
Apendicular (vem de apêndice/do Latim, appendix -“aquilo que fica pendente/pendurado”) – ossos localizados nas extremidade do corpo humano que possuem uma raiz chamada de cíngulo (cíngulo superior ou peitoral/escapula e cíngulo inferior ou pélvico) que se liga ao esqueleto axial.

ATIVIDADE 2:
A. Quais as funções do esqueleto?
Proteção (protege órgãos e outros), sustentação (sustenta estruturas) e conformação (da forma). Tem grande importância também no armazenamento de íons de cálcio e fosfato, no sistema sistema de alavanca e na hematopoiese (produção de células do sangue).
B. Quais são as características dos ossos longos?
Os ossos longos são os mais presentes no nosso corpo, estando localizados principalmente no esqueleto apendicular. Eles têm o comprimento maior do que a largura e a espessura. Os ossos longos apresentam duas extremidades: as epífises; além de um corpo, a diáfise, que apresenta o canal medular no seu interior (por isso também os ossos longos são chamados de tubulares). As metáfises estão presentes entre as epífises e a diáfise e correspondem às zonas de crescimento do osso. São os principais responsáveis pelo sistema de alavanca do corpo. Ex: Fêmur, Tíbia, Úmero.
C. Quais são as características dos ossos pneumáticos?
Os ossos pneumáticos apresentam características distintas dos demais grupos e, por isso, são classificados de maneira específica. Eles apresentam cavidades, chamadas de seios, e são revestidos de mucosas cheias de ar. Ex: Ossos que fazem parte do crânio, como maxilar e temporal.


OSSOS DO CRÂNIO



OSSOS DO CORPO HUMANO

OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL


OSSOS DO PÉ

ATIVIDADE 3

EM AULA


REFLEXÃO
Hoje a internet estava muito boa, facilitando muito o estudo da matéria. Por se tratar de um assunto do meu cotidiano (Quiropraxista de formação) acabei ajudando meus colegas na compreensão dos ossos, localização, maneiras de palpar e localizar os mesmos em nossos corpos. Tive uma ótima surpresa em rever a Prof. Vivian Silva, a qual nutro um carinho especial, por todo o aprendizado compartilhado, broncas e risadas. Ela foi peça fundamental para uma educação impecável que formou o profissional que sou hoje.
Saí feliz e realizado por poder ajudar meus amigos em suas dúvidas e compreensões.
Pensamento que fica é: Como desdobro o tempo espaço para criar 48 hrs diárias? Queria fazer parte da monitoria, fazer indicação científica, pesquisa. Preciso de um milagre kkkk!
Pontos a melhorar: PRECISO arrumar mais tempo para reforçar ainda mais os conceitos vistos em sala.




Comentários