NCS - TBL - 28/08/23 - AULA 2
- thikow

- 28 de ago. de 2023
- 4 min de leitura
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
SNC -> Conjunto de neurônios massa cinzenta (núcleos – da base, do tronco etc.)
SNP -> Conjuntos de neurônios formam gânglios
Hipotálamo -> Processa uma informação fazendo a modulação das informações (escolhendo o simpático ou parassimpática) para a ponte, bulbo e dessas regiões saem fibras pré-ganglionares simpáticas ou parassimpáticas
Existem gânglios cervical simpáticos, mas a raiz é torácica
Nervos sistema parassimpático -> Oculomotor III, Facial VII, Glossofaríngeo IX, Vago X
Receptores:
Metabotrópico, sinalização intracelular emitindo uma resposta (resposta lenta porém mais duradoura certamente)
Adrenalina se liga a seu canal adrenérgico abre canal iônico e abre sinalização intracelular. Gera proteína G para sinalização intracelular.
Ionotrópico é mais rápido, atividade mais curta, porém não traduz proteína, logo não gera proteína G diminuindo o tempo de duração
Em órgão alvo geralmente tem receptor metabotrópico, em gânglio geralmente tem receptor Ionotrópico.
Sistema nervoso simpático e parassimpático podem agir juntos?
As duas podem trabalhar de forma sinérgica em alguns casos específicos como no caso da ereção e ejaculação. Alguns sistemas são exclusivos de atividade simpática, por ex: as glândulas sudoríparas.

Terá vasodilatação e vasoconstrição ativada pelo mesmo neurotransmissor, porém o receptor será diferente.
Alpha 1 adrenérgico -> Cutâneo
Beta 2 -> Coração e músculo
Adrenalina (epinefrina) -> Hormônio gerado pela adrenal e jogado na corrente sanguínea, ou seja, é sistêmico
Noradrenalina (Norepinefrina) -> Neurotransmissor que é igual a adrenalina, porém é produzido pelo neurônio, vai para varicosidade e será liberado quando necessário na fenda pós-sináptica
Resposta: Midríase, aumento de frequência cardíaca, aumento da frequência respiratória, endócrino vai estar mais ativado (sistema modulatório de atividade adrenérgica), bexiga vai parar o funcionamento, digestão irá cessar, a boca secar pois não precisará de salivação para digestão, pele irá ter vasocontrição para evitar grande sangramentos cutâneos, o corpo entra em catabolismo para gerar energia, sistema reprodutor irá parar.
Simpático -> Acetilcolina em receptor nicotírico e noradrenalina em receptor adrenérgicos alpha e beta
Muscarínico é ativado por acetilcolina no parassimpático com exceção das glândulas sudoríparas.
Sistema Nervoso
SNC
· Tronco (Mesencéfalo, ponte e bulbo)
· Encéfalo (Cérebro/Cerebelo)
· Medula Espinal
*Hipotálamo tá dentro do diencéfalo (que está dentro do cérebro)
SNP
· Motor -> Voluntário
· Visceral -> Involuntário
Visceral
Sistema nervoso autônomo
· Simpático
· Parassimpático


Sistema nervoso entérico
· Plexo submucoso
· Plexo miométrico
Sistema nervoso autônomo
Sistema nervoso autônomo está sempre funcionando, porém as vezes simpático outras vezes parassimpático
Para que entre em vigor precisa primeiramente que capte alguma alteração sistêmica ou
A aorta tem inervação

Baroreceptor na aorta detecta se a pressão está subindo ou caindo, uma fibra aferente leva para o sistema nervoso central para processar. O X par de nervo craniano é aferente de sensibilidade e eferente. Quem leva a informação é o nervo vago estimulando o sistema parassimpático para diminuir a pressão e diminuir frequência. Se a pressão estiver baixa o nervo vago vai mandar a informação que estimulará o sistema simpático, pois necessita que coração bata mais forte. Logo o estímulo voltará via ramos toracolombar. A fibra pré-ganglionar do parassimpático tem que ser longa pois sai do cérebro e vai até o coração. Intestino também utiliza nervo vago para estimulação. O gânglio está do lado do coração logo a fibra pós-ganglionar será curta.
O vago se comunica com centro vasomotor e o tronco cerebral. Desce, sai do corno lateral da medula para inervar o coração (T2-T3)
Receptores adrenérgicos (Adrenalina e Noradrenalina) -> Alpha (1,2) e Beta (1,2,3)
Receptores colinérgicos (Acetilcolina) -> Muscarínicos (M1, M2, M3, M4, M5)


Ambos são metabotrópicos (Orgão alvos)
O Nicotínico são ionotrópicos (Ganglionares) (pois abre um canal que deixa passar íon de Cloreto, Sódio, Potássio, Cálcio.
*isso no SNA
Lesão em parte de gânglio cervical -> Vai ter alteração da pressão arterial e inabilidade dilatação pupilar (anisocoria -> uma pupila estará dilatada/midríase e a outra estará contraída/miose)
Injeção de adrenalina é aplicada na coxa pois tem receptores Beta 2 que fazem a vasodilatação. Em caso de edema de glote a vasodilatação vai fazer que essa adrenalina sistêmica circule mais, chegando na glote que tem receptor Alpha 1 (que faz vasoconstrição) consequentemente diminuindo o edema de glote. No pulmão tem receptores B2 que faz broncodilatação e vasodilatação bronquiolar, consequentemente dilatando os pulmões.
Precisa abrir um receptor inotrópico pois quando há troca de íons forma corrente elétrica conduzindo sinalização neuronal para haver resposta, a informação até a fenda sináptica onde irá ter
Coração se estiver com batimentos baixos, tem receptores B2 nos vasos, B1 no músculo cardíaco, o receptor se liga e manda informação para que abra mais canais de transporte de íons para aumentar essa frequência e potencial de contração. Tudo isso ocorre via proteína G. Proteína G sinaliza para ter mais receptor e para abrir, consequentemente também sinaliza para ter menos receptores e para fechar a passagem de íons.
Nos rins tem alpha 1 (vasoconstrição) na artéria que vai filtrar e beta 1 estimula liberação de renina na célula justa glomerular (estimular a liberação de hormônio – Renina)
*do Sistema Renina/Angiotensina/Aldosterona










________________________________________________________________________________
Reflexão: Aula tão boa quanto a de homeostase. A didática da Tati Hel é muito boa, prende os alunos na aula e desta forma acabamos aprendendo de maneira leve. Porém o assunto é um pouco complexo, então sinto que preciso tirar um tempo para revisar e não deixar que a matéria se acumule.




Comentários